2/15/2011

O QUE ESTÁ HAVENDO COM O EXAME DE ORDEM?



O Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, requisito exigido aos bacharéis para o exercício legal da profissão, tem gerado inúmeras polêmicas...

* Descumprimento do Provimento 136/2009, que prevê destinação de 15% das questões dirigidas aos componentes curriculares de Ética Profissional, EAOAB e Direitos Humanos - na OAB 2010.3 constavam 10 questões de Ética e ZERO de Direitos Humanos (Detalhe: a OAB foi premiada por "inserir" Direitos Humanos no conteúdo da prova). 

JÁ PAROU PRA IMAGINAR QUANTAS PESSOAS PERDERAM HORAS, DINHEIRO, PARA DEDICAR-SE AO MAIS NOVO INTEGRANTE CURRICULAR DO EXAME DA ORDEM?

Quantos cursinhos e professores se esforçaram para estudar, pesquisar e elaborar a grade curricular de conteúdos  INUTILMENTE?


ONDE ESTÁ A SEGURANÇA JURÍDICA?

NÃO EXISTEM PARÂMETROS DEFINIDORES DA GRADE CURRICULAR DE DIREITOS HUMANOS?

Como pode a banca examinadora cobrar dos estudantes interpretações de texto com requintes de concentração e percepção, sob pena de cair num verdadeiro "laço do passarinheiro" QUANDO ELES SEQUER CONSEGUEM EXPRIMIR EM MUITOS ENUNCIADOS O QUE REALMENTE QUEREM DIZER, POR MÁ FORMULAÇÃO (destes enunciados)?


SÓ ELES PODEM ERRAR?
ONDE ESTÁ O PRINCÍPIO DA ISONOMIA?


ONDE ESTÁ O PRINCÍPIO DA VULNERABILIDADE?

Ora, se eles são profissionais, com anos de experiência, muitos deles autores de livros que lemos, juristas lapidados pelo tempo PODEM ERRAR...

PORQUE NÓS, QUE ACABAMOS DE NOS FORMAR, NÃO PODEMOS (errar)? Porque somos o lado mais fraco dessa relação?

Só sei que tempo é dinheiro e, além de muitos terem perdido 
R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS - valor da inscrição), eu estou perdendo tempo de recorrer pelas injustiças daquela instituição que quer medir, justamente, meus conhecimentos sobre o DIREITO.


Acho que estou "desaprendendo" tudo o que aprendi em 5 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.