4/06/2011

"Sobre a FOSB" - Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira

É lamentável noticiar os recentes acontecimentos na Orquestra Sinfônica Brasileira: atitudes tais como esta só visam a diminuir seu valor e credibilidade. Bem como, demonstram aos músicos aspirantes a insegurança existente no meio.
Que a justiça brasileira mostre equidade neste caso!
Como publiquei, na postagem passada, vários músicos foram demitidos da Orquestra - que é regida por uma fundação privada, regida pela Consolidação das Lei trabalhistas - por não conseguirem êxito em uma avaliação efetuado por um novo maestro. 
O problema maior está no fato de que as demissões foram por justa causa, e tais músicos não infringiriam quaisquer das infrações previstas no artigo 482 da CLT, artigo que versa sobre as hipóteses de demissão por justa causa.
O que acontece agora? Os músicos demitidos estão impetrando ações na justiça do trabalho e a FOSB alega que vai recorrer das decisões... Vamos ver o que o Tribunal Superior do Trabalho decide.
Concordo plenamente com a atitude dos músicos renomados e performances que estão cancelando seus compromissos com a FOSB em decorrência do ocorrido, por contemplarem neste ato extrema abusividade. Muito bom! Não é de bom tom, perante os homens e principalmente perante Deus, assistir a tantas injustiças em omissão.
Como se nota no texto a seguir, do Blog oficial da FOSB, os músicos da orquestra vinham executando seu papel com excelência e prestígio...
Não poderia haver pior ocorrido após o festejo de 70 anos da orquestra, em 2010.
Que haja justiça!
**********************

"FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos, responsável por administrar as atividades da OSB e da OSB Jovem, e, assim, contribuir para o desenvolvimento de um trabalho com mais de setenta anos de história.
Tendo por missão a difusão da música erudita em nosso país, os projetos da FOSB também se pautam pelo compromisso constante com a formação de novos públicos e jovens talentos. O pioneirismo é sua marca registrada: foi a primeira orquestra brasileira a realizar turnês, apresentações ao ar livre, concertos de formação de plateia e a excursionar pelo exterior. Através de seus mais de 4 mil concertos realizados, a OSB lançou alguns dos maiores nomes da música nacional, como Nelson Freire, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Arthur Moreira Lima, Arnaldo Cohen e Isaac Karabtchevsky, além de ter recebido participações especiais de alguns dos mais famosos solistas e regentes estrangeiros, como Kurt Masur, Mstislav Rostropovich, Arthur Rubinstein e Martha Argerich.
Ao lançar peças inéditas de compositores contemporâneos ou resgatar obras atemporais do repertório clássico, a OSB tem apresentado um amplo leque da linguagem sinfônica e feito da excelência artística a sua meta. Além de suas séries de concertos no Rio de Janeiro e São Paulo, a orquestra também se dedica, através de projetos como suas turnês nacionais, a possibilitar o acesso à música em outras regiões do país, o que a torna uma das instituições culturais mais reconhecidas pelos brasileiros. Para a FOSB, a ampliação das plateias para a música sinfônica caminha junto à formação de novos talentos e à transformação da expressão artística num instrumento para a educação no país.
OSB 2011: rumo a mais 70 anos de história
Em 2010, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebrou 70 anos de história na companhia de alguns dos maiores artistas do país e do exterior, atraindo nada menos que 190 mil espectadores numa diversificada programação. Do Hexameron de Liszt ao Ciclo Brahms-Masur, da Terceira Sinfoniade Mahler à Nona de Beethoven, a Temporada 2010 apresentou o melhor do repertório sinfônico ereviveu momentos marcantes destas sete décadas de música.
A Temporada cumpriu, assim, uma dupla função: colocar em foco a importância da OSB para a história da música no Brasil e mostrar as diferentes faces do projeto que pauta o presente da instituição. A aposta em uma programação artística de ponta, que alinha expressões musicais de épocas e estéticas próprias, foi refletida na realização de 100 concertos, na apresentação de 175 diferentes obras, na participação de 39 solistas convidados e em iniciativas como a Série Fora de Série, o ciclo de música de câmara Quartas Clássicas e o espetáculo Aquarius, que reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana.
Além de um criterioso trabalho de divulgação da música sinfônica, o ano de 2010 também enfatizou projetos que têm por objetivo revelar novos talentos e formarplateias para a música de concerto, missões institucionais da Fundação OSB. Em junho, retomamos o Concurso Nelson Freire OSB Jovens Solistas, que trouxe ao Rio instrumentistas de diferentes regiõesdo país. O Coro de Crianças da OSB, criado em 2010, foi aplaudido em suas apresentações com aorquestra e em recitais independentes. O Departamento Educacional da OSB também atuou na sensibilização de novos públicos tanto por meio da série Concertos da Juventude, que levou mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino para espetáculos exclusivos no Theatro Municipal, como também em palestras para estudantes e professores de projetos socioeducacionais vinculados a instituições e empresas parceiras.
Estes foram alguns dos feitos de um ano que não podia deixar de ser histórico. Para a OSB, o privilégio não é apenas chegar auma data tão simbólica, mas compartilhar com todos vocês os motivos que tem para comemorar.
O desenvolvimento de projetos educacionais vem assumindo protagonismo dentre os objetivos da Fundação OSB. A trajetória e ovalor desta instituição estabelecem também uma responsabilidade com o legado que queremos transmitir às futuras gerações, dando à Orquestra Sinfônica Brasileira um capital único para implementar ações capazes de impactar a realidade sociocultural do Rio de Janeiro e de todo o país. Por este exato motivo, o ano de 2011 que agora se inicia contemplará uma série de iniciativas da Fundação OSB em torno da capacitação de jovens músicos, da multiplicação de tecnologias de ensino musical e da formação de novas plateias para a música sinfônica.
Uma das frentes desta atuação é o Centro de Educação Musical Brasileiro, núcleo de referência para a criação de metodologias de ensino da música. Este projeto dará a professores e alunos de escolas e projetos sociais a oportunidade de sistematizarem o conhecimento sobre a linguagem musical com especialistas no assunto, os próprios músicos da OSB.
Os Concertos da Juventude darão continuidade a uma tradição que a OSB iniciou já em 1943: a facilitação do acesso à música clássica, por meio de uma programação anual voltada para novos públicos. Além da abordagem didática proporcionada pela interação entre o maestro e a plateia, os Concertos da Juventude ganharão desdobramentos com a produção de materiais de apoio que aprofundarão a experiência do concerto.
O número de integrantes, ensaios e recitais do Coro de Crianças também será ampliado, e à OSB Jovem, que completa doze anos em 2011, daremos o destaque que seu crescimento merece. Pela variedade dos repertórios que apresenta e pela qualidade artística de seus concertos, podemos nos orgulhar em dizer que este conjunto é, hoje, uma das principais orquestras de formação do Brasil. A OSB Jovem, que já conta com mais de oitenta bolsistas, será reforçada com novos membros e assumirá um desafio artístico inédito em sua história. Para prestigiar os talentos que temos formado em casa, convidaremos a orquestra para realizar os espetáculos de estreia de nossas séries de assinatura. Assim, os jovens dividirão o palco com consagrados solistas e regentes, e terão a chance de demonstrar seu alto nível musical em repertórios cada vez mais exigentes.
Dentre as surpresas que o ano de 2011 ainda reserva, a inauguração da Cidade da Música possibilitará a infraestrutura para a realização de ações artísticas, sociais e educacionais como há muito esperamos poder desenvolver, além de um lugar especial para apresentarmos nossas novas séries de concertos a partir do segundo semestre.
Sede de importantes eventos internacionais, o Rio de Janeiro ampliará nos próximos anos sua histórica condição de vitrine da cultura brasileira. Por simbolizar a cidade e o país através de sua música, a OSB investirá este ano na intensificação do trabalho de qualificação artística que acredenciará como um dos grandes conjuntos sinfônicos do mundo e um ícone do que o Brasil possui de mais relevante. Nosso esforço em busca da excelência abrangerá a realização de audições no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em Londres, que visam a preencher 14 posições que ainda estão em aberto no corpo orquestral. Em março, os músicos da OSB realizarão também um processo de avaliação de desempenho, objetivando o desenvolvimento do conjunto para novas metas, como agravação de CDs e DVDs.
Todas essas novidades são apenas uma parte do que preparamos para o ano. O anúncio oficial da Temporada 2011 foi feito em fevereiro passado. Atrações, que são marcas do projeto artístico da OSB, agitarão nossa agenda cultural. Os assinantes das séries de concerto no Theatro Municipal poderão renovar seus assentos a partir de 11 de março;  na Sala São Paulo, o período terá início no dia 25 de abril. Desde já, fazemos um convite para o nosso primeiro espetáculo do ano: uma homenagem ao movimento pela paz no Rio de Janeiro, com a OSB Jovem e a grandiosa Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, no dia 19 de março, no Theatro Municipal.
Rumo a mais 70 anos de história, desejamos a todos os que acompanham nosso trabalho um feliz 2011. E, claro, ótimos concertos!"

**********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.