4/05/2011

Questão comentada - Direito Civil - Capacidade

Ler-aumenta-a-capacidade-intelectual1
"Certo ou errado? Justifique


(CESPE/Procurador do Município de Vitória/2007) 26 - A emancipação voluntária se dá por concessão conjunta dos pais ou por aquele que detiver a guarda do menor ou, ainda, por sentença judicial. Exige-se, para a concessão realizada pelos pais, além do instrumento público, que estes estejam em pleno exercício da autoridade parental e a anuência do emancipado. Para a emancipação do menor que se encontrar sob tutela, exige-se sentença judicial.


Comentários:

Comentários:

Para facilitar a resolução da questão, vamos dividi-la em partes, seguindo o método Jack Estripador (heheh), julgando se cada afirmação está correta ou falsa:

A emancipação voluntária se dá por concessão conjunta dos pais 

Correto, pois diz o art. 5o, do Código Civil:

Art. 5º A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

Parágrafo único. Cessará, para os menores, a incapacidade:

I - pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;

ou por aquele que detiver a guarda do menor 

Entendo correto, pois aquele que detiver guarda possui poder familiar.

ou, ainda, por sentença judicial. 

Correto, conforme se viu no art. 5o, acima transcrito.

Exige-se, para a concessão realizada pelos pais, além do instrumento público, que estes estejam em pleno exercício da autoridade parental e a anuência do emancipado. 

A anuência do emancipado é facultativa, tratando-se de mera conveniência. A questão fala como se tal requisito fosse essencial à validade da emancipação, o que está errado. Sobre o tema, Nery ensina:

“Ato unilateral. A norma fala em ato de concessão dos pais, de modo que não exige a intervenção do filho emancipado para o aperfeiçoamento e validade do ato de emancipação. Contudo, para que não se coloque em dúvida a intenção dos pais, nem se alegue que a emancipação está sendo feita para que os pais se livre da obrigação de sustento do filho, é conveniente que o filho emancipado participe do ato com anuente.” (in Código Civil Comentado, 3 ed, RT, pág. 164).

Portanto, entendo que o erro reside neste ponto da assertiva. 

Para a emancipação do menor que se encontrar sob tutela, exige-se sentença judicial. 

Sendo o menor tutelado, sua emancipação depende de sentença (“ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;").

Portanto, a assertiva está errada".

***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.