3/21/2011

Abaixo a falsa mitologia sobre a formação do povo brasileiro!


Abaixo, matéria de Reinaldo Azevedo sobre "A FALSA MITOLOGIA SOBRE A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO".Há tempos atrás, produzi um trabalho sobre a percussão no Brasil, e precisei estudar uma série de células rítmicas, grupos e culturas que influenciaram o Brasil.Nesse trabalho eu não priorizei nenhuma cultura sobre outras, como normalmente vemos: influências africanas, portuguesas, inglesas, holandesas, árabes, indígena, etc... TODAS TEM UM PESO GIGANTE NA MÚSICA QUE CATAMOS, DANÇAMOS, OUVIMOS, APRECIAMOS, CONSUMIMOS HOJE!Infelizmente, a maioria da população não tem noção alguma de que influências os árabes trouxeram, por exemplo... e os indígenas, que influência tem na música? E os ingleses? E os europeus?Se formos a uma favela, provavelmente,se ouvirá muito falar sobre capoeira, mas talvez não se ouça nada sobre dohola, melismas e adufe...Talvez nem sequer conheçam os idiofones e zumbidores daqueles que habitaram o Brasil antes de qualquer outro...Me pergunto por que algumas culturas se sobressaem a outras.Por que todas não são valorizadas?TODAS NOS MOSTRAM DE ONDE VIEMOS E NOS AJUDAM A ENTENDER MELHOR QUEM SOMOS E PORQUE SOMOS.TODAS.Além disto, Obama realmente veio tratar de negócios...Expressões culturais não tem conexão alguma com os tais, visto que os negócios tratados dizem respeito a um número pequeno demais de empresários e grandes empreendedores (vê-se pelo número limitado na reunião final com Obama: 10 empresários).E se é pra mostrar, que só mostrem TODAS AS FACES, NÃO UMA APENAS!*******************



21/03/2011
 às 18:26

Abaixo a falsa mitologia sobre a formação do povo brasileiro! Chega de ficar dando pirueta na frente dos estrangeiros! Viva o povo vertical, com os dois pés no chão!

Os textos que escrevi sobre a capoeira estão dando o que falar na Internet e dividindo opiniões. Continua uma avalanche de gente a me lembrar que se trata de uma expressão cultural de resistência, vinda com os escravos etc e tal. Eu sei! A minha crítica é dirigida à fetichização da tal “expressão cultural” e à falsa verdade de que a dança, ou luta, está tão presente na nossa vida como, sei lá, o futebol por exemplo — que chegou por aqui bem depois…
Aliás, eis aí: o que gerou, entre nós, mas saber e formas próprias de expressão? A capoeira, que veio com os escravos, no período de formação do Brasil, ou o futebol, que aportou alguns séculos depois, com os ingleses, consagrando um anglicismo na língua do qual ninguém mais se dá conta?
E olhem que eu não acho que a gente deva botar moleques e meninas fazendo embaixadinha para os Obamas e as Obaminhas… Nelson Freire não bate bola e também é Brasil. Para Tio Rei, se houvesse meninos favelados que tocassem oboé, sua presença num evento político-turístico seria tão legítima quanto a dos meninos que dançam capoeira.
O chato é que ninguém sobe a favela para levar oboé, Kant ou gramática. Há uma certa tendência a ensinar ao povo aquilo que ele pode aprender sozinho: bater bumbo, dançar capoeira, fazer rap — notem que misturo expressões que seriam “nossas” com outras que vieram de fora.
Eu me aponho é à folclorização de nossas origens para despertar a atenção daquele que, no fundo, consideramos superior, como se não pudéssemos competir com ele no campo da razão e só nos restasse o charme daquela velha picardia e esperteza. Lula transformou esse sentimento em arrogância, que é o complexo de inferioridade na sua fase agressiva. Declarou-se melhor do que os outros e pronto!
Gente, eu conheço todas as virtudes da capoeira! Eu só estou dizendo que ela não representa o Brasil. Aliás, eu não sei direito o que representa o Brasil. Quando Dilma visitar os EUA, que expressão folclóca ou primitiva lhe será apresentada como síntese e sumo do povo americano? Provavelmente, nenhuma! Não são dados a esse tipo de coisa!
Eu acho que a gente precisa parar com isso, entenderam? Por que precisamos dizer ao “outro” quem nós “RE-AL-MEN-TE” somos? Nós, RE-AL-MEN-TE somos um monte de coisa! Como Obama estava aqui para falar de negócios, seria muito mais legítimo um desfile do que temos conseguido produzir de tecnologia de ponta na indústria, no agronegócio, nos serviços…
No dia em que antropólogos americanos — ou haitianos, tanto faz — chegarem aqui para um colóquio, então a gente dança, canta, pula, faz pirueta, bate bumbo, acorda os espíritos com tabaco, bebe cauim, chama Anhangá, a Cuca, o Saci-Pererê, o Boitatá, o boto, a Loura do Banheiro…
Por Reinaldo Azevedo

2 comentários:

  1. Muito bom o texto!!!!Nas escolas publicas nao ha nada de historia!aprendemos contos de fadas e nao aprendemo a valorixzar de onde viemos!!!Estarei conectada para ler mais textos de qualidade como estes.Obrigada

    felycita22@hotmail.com

    ResponderExcluir

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.