A experiência vivida em sala proporcionou o desenvolvimento e aguçamento das percepções expressivas corporais, bem como de seus elementos complementares – intrínsecos ou não (ao corpo).
Dentre aqueles compreendidos no elemento ‘corpo’: a ampliação mediante uso das mãos, braços, pernas; a máscara; os diferentes planos e articulações.
Quanto aos externos: objetos complementares materializados, ou mesmo abstratos e invisíveis, integrando e enriquecendo a realidade da cena, palco e representação.
A ocupação dos espaços (preenchimento) se desdobra no alargamento das concepções dos alunos e na gênese do olhar crítico sobre a cena, bem como da consciência de distribuição, expressão e posicionamento no palco, em meio à constituição e execução da apresentação.
Tais elementos têm sido alvos constantes de pesquisas e estudos que visam à obtenção do melhor aproveitamento possível do artista e da arte que lhe é proveniente: estruturas de palco, planejamento arquitetônico, utilização dos diversos materiais e seus respectivos posicionamentos e todas as conseqüências decorrentes de cada um desses fatores na percepção e geração do som (canto, fala, ou instrumentos) e da imagem.
Quanto aos atributos acústicos relacionados ao palco, uma série de estudiosos, observadores, pesquisadores, músicos, engenheiros de som e sonoplastas dissertam que se particularizam em um vasto “leque” de campos de estudo, se subdividindo em componentes, tais como:
*Balanço e mistura: “atributos subjetivos relacionados com os arranjos físicos imediatamente a volta dos músicos e do palco que afetam a performance da música executada” (FERNANDES, 2005, p.2);
*Conjunto: elementos do palco proporcionam a execução de fragmentos musicais em uníssono com maior facilidade devido às condições estruturais deste, a partir do “desenho da cobertura do palco, desenho de painéis difusores e percepção da vibração do solo daquele” (Idem);
Inúmeros outros elementos podem ser citados dentre aqueles que comportam como parâmetros e diretrizes prioritárias para a execução do projeto, desenho e acústica de palco.
Saindo do âmbito sonoro, as composições ampliam-se de tal forma que se torna quase impossível enumerar os elementos que implementarão a expressão do “ser cênico”:
a) sua construção focada no imaginário,
b) domínio de expressões e gestos,
c) comunicação com o público,
d) o diálogo do corpo e do olhar,
e) a mão como elementos diferencial,
f) expressão facial,
g)iluminação,
h)traje,
i)cenário,
j) objetos propriamente ditos,
l) acessórios, maquiagem, etc.
Enfim, faz-se necessário o conhecimento e domínio de cada um desses elementos a fim de que tudo o que se almeja ser transmitido ao público. Se bem utilizados, o artista poderá expressar o que sente, contagiar o público e ainda desfrutar de momentos únicos no palco.
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Referências:
FERNANDES, Alexandre Gobbo. Critérios de Análise para Qualificação de Elementos de Palco. Disponível em . Acesso em 11 de setembro de 2010.
ARRUDA, Luciana. Dicas para a sua performance no Palco. Disponível em. Acesso em 11 de setembro de 2010.
ARRUDA, Luciana. Dicas para a sua performance no Palco. Disponível em
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Imagens:
blogs.estadao.com.br/.../files/2010/08/14a.jpg
http://solomon1.com/a/wp-content/uploads/2009/07/anapaula.jpg (Ana Paula Valadão - adorando)
Excelente
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