9/11/2010

FUNDAMENTOS DA EXPRESSÃO CÊNICA – RESUMO (Vivência prática em sala de aula e pesquisa de elementos do palco)






A experiência vivida em sala proporcionou o desenvolvimento e aguçamento das percepções expressivas corporais, bem como de seus elementos complementares – intrínsecos ou não (ao corpo).


Dentre aqueles compreendidos no elemento ‘corpo’: a ampliação mediante uso das mãos, braços, pernas; a máscara; os diferentes planos e articulações.



Quanto aos externos: objetos complementares materializados, ou mesmo abstratos e invisíveis, integrando e enriquecendo a realidade da cena, palco e representação.



A ocupação dos espaços (preenchimento) se desdobra no alargamento das concepções dos alunos e na gênese do olhar crítico sobre a cena, bem como da consciência de distribuição, expressão e posicionamento no palco, em meio à constituição e execução da apresentação.



Tais elementos têm sido alvos constantes de pesquisas e estudos que visam à obtenção do melhor aproveitamento possível do artista e da arte que lhe é proveniente: estruturas de palco, planejamento arquitetônico, utilização dos diversos materiais e seus respectivos posicionamentos e todas as conseqüências decorrentes de cada um desses fatores na percepção e geração do som (canto, fala, ou instrumentos) e da imagem.



Quanto aos atributos acústicos relacionados ao palco, uma série de estudiosos, observadores, pesquisadores, músicos, engenheiros de som e sonoplastas dissertam que se particularizam em um vasto “leque” de campos de estudo, se subdividindo em componentes, tais como:



*Balanço e mistura: “atributos subjetivos relacionados com os arranjos físicos imediatamente a volta dos músicos e do palco que afetam a performance da música executada” (FERNANDES, 2005, p.2);



*Conjunto: elementos do palco proporcionam a execução de fragmentos musicais em uníssono com maior facilidade devido às condições estruturais deste, a partir do “desenho da cobertura do palco, desenho de painéis difusores e percepção da vibração do solo daquele” (Idem);


Inúmeros outros elementos podem ser citados dentre aqueles que comportam como parâmetros e diretrizes prioritárias para a execução do projeto, desenho e acústica de palco.


Saindo do âmbito sonoro, as composições ampliam-se de tal forma que se torna quase impossível enumerar os elementos que implementarão a expressão do “ser cênico”:










a) sua construção focada no imaginário,





b) domínio de expressões e gestos,





c) comunicação com o público,




d) o diálogo do corpo e do olhar,




e) a mão como elementos diferencial,




f) expressão facial,




g)iluminação,





h)traje,



i)cenário,




j) objetos propriamente ditos,




l) acessórios, maquiagem, etc.



Enfim, faz-se necessário o conhecimento e domínio de cada um desses elementos a fim de que tudo o que se almeja ser transmitido ao público. Se bem utilizados, o artista poderá expressar o que sente, contagiar o público e ainda desfrutar de momentos únicos no palco.



****************************


Referências:


FERNANDES, Alexandre Gobbo. Critérios de Análise para Qualificação de Elementos de Palco. Disponível em . Acesso em 11 de setembro de 2010.

ARRUDA, Luciana. Dicas para a sua performance no Palco. Disponível em . Acesso em 11 de setembro de 2010.


***************************

Imagens:
blogs.estadao.com.br/.../files/2010/08/14a.jpg

Um comentário:

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.