2/25/2011

O Narcisismo - Aula Construção da Aprendizagem

O professor precisa avaliar o quadro psicanalítico do aluno: precisa lê-lo, entendê-lo e buscar soluções que o auxiliem em seu desenvolvimento. O professor PhD Sérgio Borba (graduação em Música - Licenciatura) destina vários temas acerca da psicanálise a fim de desenvolvermos uma leitura perceptiva e multireferencial do aluno. 


O termo narcisismo pode ser utilizado de diferentes maneiras. Leigamente, diz respeito à pessoas egoístas, que preocupam-se demais consigo mesmas e com sua imagem. Tal preocupação resulta num destrato para com os outros, pelo que não preocupa-se com os sentimentos de ninguém - a não ser os seus.

Justamente por conta deste egocentrismo, grande parte dos 'narcisitas' não possuem muitos amigos e sentem dificuldade em relacionar-se com os outros. De forma que sentem inveja daqueles que conseguem se relacionar bem e, muitas vezes, tentam atrapalhar tais relacionamentos.

Jeremy Holmes divide os narcisismo em três aspectos superficias, sob o ângulo da psicanálise: o narcisismo necessário, o narcisismo clínico  e o narcisismo de defesa (2005, p.12).

Pais que só conseguem falar em todo o tempo dos filhos e de suas qualidades. Indivíduos em que toda a sua conversa está voltada para a sua própria exaltação: aqueles que possuem o denominado transtorno de personalidade narcisista precisam da aprovação e atenção de todos, afinal, eles "são especiais".

O nome surgiu de uma lenda grega em que Narciso, apaixonado por si mesmo e por sua imagem reflexa na água, tenta beijar-se e termina por morrer definhando frente à sua própria imagem: o amor excessivo ao seu "eu" o extermina.

Na cena em que percebe que irá morrer, descobre que sente compaixão por outra pessoa: a sua imagem! Ela deveria sobreviver, ainda que ele morresse... E diz: "aquele que amei deve continuar vivo, deve sobreviver a mim sem culpa".




Tirésias, outro personagem da lenda, havia afirmado que uma criatura tão linda não poderia viver por muito tempo, e afirma: "poderá viver muito desde que não aprenda a se conhecer".

"Como bom pscioterapeuta, Tirésias sabia que, para sobrevivermos psiquicamente, precisamos superar o narcisismo. Se aceitarmos a nossa efemeridade e mortalidade, poderemos ser transformados - nossa auto-estima estará assegurada e nós seremos abençoados com a beleza interior. Do contrário, somos condenados a viver ou mesmo morrer, talvez por nossas mãos, enquanto o nosso narcisismo se torna cada vez mais exigente e insistente. 


Todos criamos uma casca grossa por cima da vulnerabilidade que nos fez recuar nos relacionamentos.


AO AMARMOS SOMENTE A NÓS MESMOS, INVEJAMOS AQUELES QUE CONSEGUEM RELACIONAR-SE COM OUTRAS PESSOAS E FAZEMOS O MÁXIMO PARA DESTRUÍ-LOS, USANDO A NOSSA BELEZA COMO ARMA" (HOLMES, 2005, p.30).





O narcisista acha feio TUDO O QUE NÃO É ESPELHO.


****************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.