Localizado no centro de Manaus, o Teatro Amazonas é o segunda maior da região: só perde para o Teatro da Paz em Belém do Pará. Foi inaugura em 1896 e é uma das expressões mais marcantes do ciclo da borracaha, na época, Manaus era uma das cidades mais prósperas do mundo. Riqueza esta advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias da Europa e da América do Norte.
Olhando esta foto, e a cúpula do Teatro... acho que existe influência árabe na construção. Afinal, os portugueses, nossos colonizadores, tiveram grande influência árabe. Inclusive, os portugueses responsáveis pelo tráfico de escravos eram descendentes árabes. E por isso, também, a música portuguesa é tão rica de elementos árabes... Bem, depois a gente fala mais sobre isso! Vamos ao Teatro.
Em 1881, o Deputado Fernandes Júnior entrega o projeto para a construção de um teatro de alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia provincial do Amazonas e começaram as discussões para a construção do prédio. O projeto arquitetônico foi de Gaubinente Português de Engenharia e Arquitetura, de Lisboa, em 1883.
Para a sua construção, foram trazidos escultores, arquitetos, pintores e construtores da Europa.
"A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis"1.
O teatro foi finalmente inaugurado no dia 31 de Dezembrode 1896¹.
"A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e os três andares de camarotes. No Salão Nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis" ¹.
"Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, tais comoÉsquilo, Aristófanes, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi e outros. Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, em que são retratadas alegorias à música, à dança, à tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Do centro, pende um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza" ¹.
Olha a influência greco-romana nas colunas! E os lustres? MARAVILHOSOS!
O pior é que a parte bonita da história eu não contei...
Fica pra próxima! Porque essa postagem já está muito grande.
***************************
Imagem 2 (dia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Manaus_downtown_teatro.JPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.