4/14/2011

8 RAZÕES PARA NÃO FICAR ANSIOSO


No capítulo 6 de Mateus, "Jesus apresenta oito razões pelas quais devemos evitar a ansiedade quanto à vida física. Jesus (...) mostra que não é somente o rico que pode ter 'mamon'  (dinheiro) como seu deus, mas até mesmo o pobre, que nem sabe de onde virá a próxima refeição. Mais do que isso, mostra que:


1 - "Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?"



A ANSIEDADE É UMA FORMA DE ADORAÇÃO A 'MAMON', PORQUE DEMONSTRA 
A FALTA DE CONFIANÇA EM DEUS. 


Aquele que se deixa vencer pelas ansiedades mostra que está servindo a dois mestres, e essa idéia mostra não só o poder desse deus do dinheiro, mas também a sua adoração universal, chegando ao cúmulo de roubar o Deus verdadeiro dos discípulos do Senhor;


2 - Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

As aves não produzem seu alimento nem cuidam da terra, que dá tal provisão. Gratuitamente obtém o alimento de que necessitam.

Jesus não quis dizer, com isso, que podemos 
ou devemos eliminar o trabalho que nos traz alimento. 

(II Tessalonissenses 3.10). 

Jesus não encorajava a preguiça nem falava contra o esforço do trabalho. Tão-somente mostrou que a obtenção da alimentação não deve ser acompanhada pela ansiedade, porquanto a providência divina funciona neste mundo até mesmo entre os animais, como aves.

O discípulo é reputado filho do Deus dos céus. As aves, sendo criaturas de pouco valor ($), eram vendidas no mercado como alimentação dos pobres, mas ainda assim Deus cuidava delas; porventura esse Deus não cuidaria de seus próprios filhos? Se o discípulo negar ou duvidar dessa provisão então agirá como o pagão, que nunca considerou Deus seu Pai.


E essa atitude também mostra que o discípulo 
ainda está seguindo o deus 'mamon'.


3 - Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

O côvado era usado como medida linear, mas também como medido de tempo. Quando tinha o sentido de espaço, indicava cerca de 46cm. Quando tinha sentido de tempo, indicava um período breve. Provavelmente o uso do termo, neste caso, envolve tempo, e não extensão, porquanto o crescimento de 46 cm, causado pela ansiedade, seria um grande milagre, mas 

Jesus mostrava que a ansiedade para nada vale, 
não tem efeito algum.

Teólogos explicam que a frase pode significar: 'pode alguém acrescentar um côvado ao curso de sua vida?' Ou ainda: 'pode acionar ao menos um passo à sua vida?'. A ANSIEDADE NÃO PODE AUMENTAR A VIDA NEM UM DIA SEQUER!

E ainda que o sentido envolva a estatura física, o ensino ainda fica claro.  

A ANSIEDADE NÃO PODE EFETUAR O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, NEM ACRESCENTAR QUALQUER COISA DE IMPORTÂNCIA À VIDA HUMANA.


4 - E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;

A ANSIEDADE É INÚTIL PARA 
PROVIDENCIAR O VESTUÁRIO.

Produzir vestes dá trabalho. O indivíduo precisa fiar, mas os lírios do campo se vestem com muito mais beleza do que os homens, porquanto são vestidos pela mão de Deus. Os lírios não podem raciocinar, e nem tão pouco as aves, e mesmo assim suas vestes são superiores às vestes humanas. Essa é a provisão dada por Deus. Se o Deus criador tem tal interesse por uma simples flor, que para pouco vale, porventura não cuidaria de seus filhos, providenciando-lhes o necessário?

Considerai é palavra de sentido forte: OBSERVAI BEM, APRENDEI BEM. É a mesma palavra usada para indicar a atenção com que Rebeca foi examinada pelo homem que chegou à sua terra para buscar esposa para Isaque (Gênesis 24.21).

As flores cresciam sem precisar de cuidados humanos, eram consideradas de pouco valor (...).

Precisamos lembrar que os povos antigos reputavam as vestes como parte integrante de suas posses, e que as classes privilegiadas gastavam grandes somas e muito tempo para adquirirem roupas de alta qualidade. 


5 - Olhai os lírios do campo... contudo vos digo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.


Salomão, em contraste com Davi, reinou em paz; e nisso se distinguiu também de outros reis de Israel. Utilizou-se das riquezas do país a fim de construir o templo, e muito material foi importado para aumentar a glória deste. Adquiriu tesouros e outras riquezas mais do que qualquer outro monarca de Israel, e sua reputação se tornou universal entre as nações, como soberano muito rico (II Crônicas 9). 

Qualquer judeu poderia compreender o significado das palavras de Jesus. Nenhum judeu, por mais ambicioso que fosse, teria a idéia de duplicar as glórias de Salomão. 

Mas a providência divina, no tocanto ao vestuário, 
ultrapassa a glória de Salomão. 

DEUS, PORTANTO, NÃO TERIA PROBLEMA ALGUM EM PROVIDENCIAR VESTES PARA OS SEUS FILHOS.

Alguns comentaristas encontram aqui lições espirituais e acham que a provisão do vestuário inclui as vestes do caráter, do espírito dos indivíduos, e não somente a roupa material (...).

AQUELE QUE PREOCUPA-SE MAIS COM AS VESTES DO ESPÍRITO 
NÃO SENTIRÁ NECESSIDADE/FALTA DE OUTRAS VESTES.


6 - Vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.

Essa é a sexta razão pela qual não podemos ser ansiosos pelas coisas visadas pelos desejos carnais.

O Pai tem conhecimento perfeito das necessidades físicas do homem e de toda a sua vida. Pode-se imaginar um pai natural, terreno, que apesar de ter conhecimento das necessidades de seus filhos, não os sustentasse; mas não se pode imaginar que essa possa ser a atitude do Pai celeste.

Toda a escritura ensina a bondade do Pai celestial. A Bíblia inteira ensina seu conhecimento e sabedoria perfeitos. Assim sendo, podemos esperar confiantemente o fornecimento de todas as necessidades que temos, da parte do Pai. Os pagãos não tinham seus deuses como seus pais, pelo que tinham razão em não esperar muito da parte deles. Mas o discípulo do reino, que é filho do Pai celeste, tem razão em esperar o fornecimento de tudo.

JESUS MOSTROU QUE SÃO LEGÍTIMOS MUITOS PEDIDOS, INCLUSIVE O DO PÃO DIÁRIO.

PEÇA A DEUS TUDO O QUE VOCÊ DESEJA E PRECISA.


7 - Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Essa é a sétima razão para eliminar a ansiedade: a promessa de que a busca pelas coisas espirituais, só por si, garante o fornecimento para as necessidades físicas. 

ESSE VERSÍCULO ALCANÇA O PONTO MAIS ALTO DO 'MANIFESTO CONTRA O MATERIALISMO', e ao mesmo tempo nos apresenta a principal instrução do ensino de Jesus acerca da atitude que cabe ao discípulo, no tocante às coisas físicas.

A busca do reino é a busca do 'summum bonum', e nenhuma outra busca merece a atenção do ser humano, que foi feito à imagem de Deus. Só essa busca é permitida aos filhos do Pai celeste. Assim agindo - procurando somente as coisas pertinentes ao reino de Deus -, os discípulos não teriam problema algum com a provisão das necessidades físicas (...).

Quanto ao reino, Jesus ofereceu o reino de Deus, literalmente, sobre a face da terra. Paulo expressa a mesma idéia quando diz: "não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas" (II Coríntios 4.18).


8 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo; Basta a cada dia, o seu mal.

A ANSIEDADE É INÚTIL POR SI MESMA E SÓ ACRESCENTA MAIS 
SOFRIMENTO E DOR AO 'MAL' JÁ EXISTENTE NA VIDA HUMANA. 

Limitar os cuidados e preocupações ao dia atual produz, finalmente, a eliminação total da preocupação, porque é a incerteza sobre o futuro que provoca a ansiedade e a preocupação mental. Essa ansiedade quanto ao futuro sempre modifica o caráter presente, manifestando-se principalmente no esforço humano em amealhar riquezas terrenas, como uma preparação para enfrentar o fantasma do futuro.

Não vos inquieteis, não significa descuido pelas necessidades da família ou do próprio indivíduo, e nem a utilização insensata do dinheiro. 

Antes, fala da excessiva solicitude pelas coisas materiais, e essa mesma expressão é usada por Cristo ao repreender a Marta, em Lucas 10.41. 

O fantasma do amanhã persegue demais às pessoas, e leva-as a desgastarem as suas energias em direções erradas, adquirindo coisas impróprias para quem possui a vida espiritual.

"Mal", provavelmente não é uma alusão ao mal moral, e sim, aos sofrimentos, às provas, às dificuldades da vida. Se vivermos para a eternidade, teremos de resolver o problema da ansiedade sobre o amanhã.



Sumariamente, as 8 razões para não ter ansiedade são:

1 - A vida humana é mais do que a parte física, e por isso merece mais consideração do que os desejos pelas coisas físicas podem fornecer;

2 - Deus cuida dos animais inferiores, como as aves, que não fazem provisão alguma para si mesmas. Assim também certamente cuidará de seus próprios filhos.

3 - A ansiedade não altera as condições da vida e nem aumenta a sua duração.

4 - Deus outorga belíssimas vestes às flores, que nem sabem raciocinar. Certamente que providenciará as necessidades de seus filhos, sem que estes precisem preocupar-se.

5 - A ansiedade pelas coisas físicas faz parte da conduta dos gentios. Os discípulos do reino devem ter uma atitude diferente da dos gentios, porquanto contam com seu Pai celeste.

6 - O conhecimento perfeito que o Pai tem de nossas necessidades físicas garante o fornecimento para as mesmas;

7 - A busca pelo reino de Deus e de sua justiça garante, por si mesma, o recebimento das coisas menos importantes, ou seja, daquilo que precisamos para nossas necessidades físicas.

8 - A ansiedade, por sua própria  natureza, é inútil e só acrescenta maior dose de sofrimento à vida diária, que já é amaldiçoada por muitos males. É loucura sofrer o mal futuro, que nem ao menos existe ainda, juntamente como sofrimento presente, o qual é perfeitamente real.


DECIDA, HOJE, AGORA DEPOSITAR SUA CONFIANÇA 
EM DEUS E A ELIMINAR TOTALMENTE 
A ANSIEDADE DE SUA VIDA!


"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; 
e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Mateus 11.29,30







*************
Imagem 2: http://cyberdiet.terra.com.br/7-consideracoes-sobre-a-ansiedade-7-1-6-629.html
Conteúdo extraído de: O Novo Testamento interpretado versículo por versículo, R.N. Champlin, Ph.D.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie um comentário para SEMPRE BELA e mostre sua opinião.